terça-feira, 5 de junho de 2012

FESTA JUNINA - QUADRILHA

       Festa Junina - Quadrilha
Chegou a hora da fogueira... É noite de São João...

Em junho começa um período de festas por todo país. Tem que ter fogueira, doces típicos, brincadeiras divertidas e... Quadrilha!!! Afinal, não há festa junina sem quadrilha!

Essa dança que agora é típica de nosso país começou a ser praticada por aqui desde 1820. Chegou até nós seguindo a tradição das cortes europeias, principalmente na França, local em que o casamento dos nobres era festejado com muita pompa. Como no Brasil a festa se popularizou, os tecidos pomposos foram substituídos pela chita, que é um tecido mais barato e o casamento nobre foi adaptado para ser uma encenação.



É muito fácil dançar quadrilha!

A dança começa quando forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros, uma diante da outra e separadas por uma distância de 2,5m. Cada cavalheiro fica exatamente em frente à sua dama. Seguem os dez passos principais:

01. Cumprimento às damas ou “cavalheiros cumprimentar damas”;

02. Cumprimento aos cavalheiros ou “damas cumprimentar cavalheiros”;

03. Damas e cavalheiros trocam de lado;

04. Começa o grande passeio e as filas giram pela direita, se emendam em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira;

05. Cavaleiros trocam de damas;

06. Forma-se o grande túnel em que os casais, de mãos dados, vão andando em fila e com as mãos erguidas formam o túnel;

07. Para movimentar a dança, alguém grita: - Olha a cobra! E damas e cavalheiros, que estavam andando em um sentido voltam em sentido contrário para evitar o perigo;

08. Forma-se então o caracol e damas e cavalheiros, que estão em fila única. Ao ouvir o comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, como um caracol.

09. É importante coroar as damas e cavaleiros, e pas isso as damas ficam ao centro e os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços sobre as cabeças das damas, em seguida, abaixam os braços, então, de mãos dados, enlaçando as damas pela cintura. O mesmo é feito para os cavaleiros.

10. É hora da despedida... De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente e em fila, saem no galope, acenando para o público. A quadrilha está terminada.



Casamento caipira

É a hora mais divertida da festa! Neste casamento “de mentira”, a noiva fica grávida antes de casar e o pai dela, que é muiiiiito bravo, faz o noivo casar de qualquer jeito. O noivo tenta fugir, mas e arrastado de volta ao altar pelo delegado.

Há variações nas histórias da quadrilha, outra história engraçada para a quadrilha é aquela em que o ex-namorado rouba a noiva. Os diálogos são improvisados e a preocupação dos personagens é carregar bastante no sotaque caipira.

Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha. É uma gargalhada só!

0 comentários:

Postar um comentário