Quem nunca recorreu a um tutorial da internet para procurar a solução de um problema, que atire a primeira pedra. A internet tem facilitado o nosso dia a dia e descomplicado atividades que parecem difíceis. Para quem não está ligando o termo “tutorial” à ferramenta, explico: tutorial é uma espécie de manual de auxílio para facilitar a execução de tarefas. Exemplo, não sei como faz para abrir um blog, editar um vídeo ou mesmo fazer um penteado, recorro a algum site que me ensine o passo a passo, seja através de foto, vídeo, som, texto, ou ainda de forma multimídia – estas linguagens misturadas.
Vale lembrar que, assim como há o lado bom disso – facilitar nosso aprendizado/execução de tarefas, também existem tutoriais que ensinam coisas não tão legais assim, como o caso da brincadeira do desmaio, se é que devemos chamar de brincadeira já que é muito perigosa pois as pessoas prendem a respiração até desmaiar. Mas esse é apenas um dos casos, existem muitos outros. É legal estarmos atentos à forma como esse tipo de tutorial se apresenta. Muitas vezes os encontramos procurando por outras informações, e ao acaso já estamos ali curiosos para saber do que se trata.
Muita coisa boa e também ruim existe no espaço virtual. Como consumidores e também como produtores devemos estar cientes de que esse ambiente não existe de forma isolada, ele contrasta com o nosso cotidiano real. Ele influencia o nosso mundo real. A partir do momento que contribuímos para a manutenção desse lado ruim da internet, estamos também influenciando negativamente a vida de outras pessoas.

Estejamos ligados!
Até a próxima
Equipe Ciranda