quinta-feira, 28 de junho de 2012

Final de mais um Semestre? Incrivel !


É incrível, mas parece que o Natal foi ontem e que as férias mal acabaram e as aulas começaram. A velocidade com que os dias estão passando é assustadora. O tempo perdeu a noção de tempo e atropela a tudo e a todos.
Tentamos explicar todas as nossas preocupações, faltas e falhas usando a variável tempo. E como o tempo “voa”, sentimo-nos em pleno voo, muitas vezes vendo apenas a paisagem.
Da mesma forma, o tempo passa rapidamente dentro de nossa casa e na escola. Pais e professores percebem como tudo caminha velozmente, e já não é possível acreditar que ainda temos três bimestres pela frente para recuperarmos o que ficou para trás.
Que tempo é esse? Três bimestres? O que isso significa? Recupera-se o que ficou para trás? Como? Quando?



                 
  


Acredito que o único tempo que temos para fazer o que realmente precisa ser feito é o 
agora. O tempo presente é o nosso tempo. O passado acabou e é apenas referência. Não volta mais, não respira mais. Os mesmos pensamentos que tive para escrever o trecho acima não voltam mais, são passado. O futuro é uma incógnita. Quero chegar ao final deste texto, mas não sei se isso vai acontecer. É futuro. O próximo segundo é futuro. Posso desejá-lo, almejá-lo e prepará-lo da melhor maneira possível, mas será sempre incerto, pois é futuro.
Essa dimensão temporal nem sempre é compreendida pelos filhos e alunos. Para eles, parece que há muito tempo para se fazer o que ficou pendente, para se aprender o que não se aprendeu, para se dizer o que não se disse, para se ser o que ainda não se é. Precisamos despertá-los para o momento presente, seja dentro de casa, na vida social ou na vida escolar.
Em breve, muitos chegarão em casa e dirão: “Mãe, não fui muito bem neste bimestre, mas ainda tenho mais três bimestres pela frente e, neles, vou conseguir boas notas”. Ou ainda: “Professor, vou deixar para prestar atenção nisso mais para frente, pois ainda é início e temos muito tempo”.
Precisamos pensar e agir agora. Refletir sobre o momento presente e, na reflexão, amparar nossos desejos futuros.
Necessitamos compreender o passado, agir no presente e preparar o futuro.
*****
 

Fonte:Pesquisas Educacionais Positivo e escreve especialmente para esse portal, e Luciano Lacerda

0 comentários:

Postar um comentário