domingo, 18 de março de 2012

Você sabe o que é cyberstalkig?

Ol@ Galera,
Talvez o nome pareça desconhecido e estranho, mas os estragos provocados por esta prática – que nada mais é que a perseguição execessiva pela internet – são conhecidos e reais.
O nome cyberstalking vem da junção dos termos ingleses cyber (cibernético) e stalking (caça à espreita).
A perseguição dos cyberstalkers (pessoas que cometem cybertalking), vai desde divulgação de boatos difamatórios a roubo de identidade. Isso não é brincadeira e precisamos evitar as pessoas que acham graça na violência gratuita. Em alguns casos é muito semelhante ao Ciberbullying, mas pode ocorrer com pessoas que não possuem qualquer vínculo.  
Tudo pode começar com uma mensagem estranha, que em seguida se transforma em ofensas e calúnias constantes, e depois em ameaças que podem passar por email, redes sociais, blogs, vídeos e até celulares.
O primeiro passo para se proteger do cyberstalking é fornecer o mínimo de informações privadas através da rede, nunca responder às ameaças e bloquear os perseguidores.
Caso continue sendo vítima, pode seguir as orientações disponíveis em http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/calunia e pode ainda procurar uma das 11 delegacias especializadas em crimes cibernéticos no Brasil. Endereços, e-mails, telefones e outras informações você encontra no link: http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao.
A Internet é aquilo que fazemos dela, então sejamos responsáveis.
Até próxima!

Fonte: Blog do Edu

0 comentários:

Postar um comentário